Comunidade científica preocupada com a falta de emprego

Comunidade ci­en­tí­fi­ca pre­o­cu­pa­da com a fal­ta de emprego

 In Público, 20 de Maio 2004

    Durante os anos 90, Portugal foi pro­ta­go­nis­ta de um enor­me cres­ci­men­to do nú­me­ro de dou­to­ra­dos na ci­ên­cia, mas a es­cas­sez de em­pre­go ci­en­tí­fi­co, nas car­rei­ras de do­cên­cia e in­ves­ti­ga­ção, e a fal­ta de in­te­res­se das em­pre­sas na­ci­o­nais, ati­rou uma no­va ge­ra­ção de re­cur­sos hu­ma­nos al­ta­men­te qua­li­fi­ca­dos pa­ra um tra­jec­to de bol­sas con­se­cu­ti­vas. Um ca­mi­nho ins­tá­vel e pre­cá­rio que os trans­for­mou nu­ma es­pé­cie de “pro­le­tá­ri­os in­te­lec­tu­ais”. Ontem, em Lisboa, nu­ma con­fe­rên­cia da Associação de Bolseiros de Investigação Científica, tra­çou-se um qua­dro ne­gro do em­pre­go ci­en­tí­fi­co em Portugal, em­bo­ra com a es­pe­ran­ça de so­lu­ções.
    A di­fi­cul­da­de em ar­ran­jar em­pre­go não aju­da a tor­nar a car­rei­ra ci­en­tí­fi­ca atra­en­te pa­ra os jo­vens es­tu­dan­tes, dis­se Margarida Fontes, do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial. O que põe em cau­sa os ob­jec­ti­vos da Estratégia de Lisboa, que pre­vê que os paí­ses da União Europeia de­di­quem, em mé­dia, três do por cen­to do PIB à in­ves­ti­ga­ção, em 2010.
    A mi­nis­tra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, es­te­ve na aber­tu­ra do en­con­tro, e ga­ran­tiu pa­ra 2006 a su­pe­ra­ção da “bar­rei­ra psi­co­ló­gi­ca” do um por cen­to do PIB por­tu­guês – o que sig­ni­fi­ca­ria a in­te­gra­ção de mais 5000 ci­en­tis­tas no mer­ca­do de tra­ba­lho.
    Mas, por en­quan­to, a al­ter­na­ti­va pa­ra os no­vos dou­to­ra­dos é, mui­tas ve­zes, a emi­gra­ção, de­sa­pro­vei­tan­do-se as­sim o in­ves­ti­men­to pú­bli­co fei­to na sua for­ma­ção. Outros vão sal­tan­do de bol­sa em bol­sa.
    Como no­vi­da­de, a mi­nis­tra le­vou o anún­cio de que se­rá re­vis­to o es­ta­tu­to do bol­sei­ro. Estes in­ves­ti­ga­do­res pas­sam as­sim a ter co­ber­tu­ra fi­nan­cei­ra em ca­sos de sus­pen­são da ac­ti­vi­da­de por do­en­ça ou ma­ter­ni­da­de, di­rei­to a fé­ri­as e a cui­da­dos de saú­de. O no­vo es­ta­tu­to, ac­tu­al­men­te em se­de de Comissão Parlamentar, pre­vê ain­da o alar­ga­men­to do re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va, per­mi­tin­do que “os bol­sei­ros se de­di­quem a ou­tras ac­ti­vi­da­des, no­me­a­da­men­te de do­cên­cia”, des­de que re­la­ci­o­na­das com o seu pro­jec­to de in­ves­ti­ga­ção.
    A re­vi­são do es­ta­tu­to não in­te­gra, no en­tan­to, du­as rei­vin­di­ca­ções des­tes in­ves­ti­ga­do­res: o di­rei­to a sub­sí­dio de de­sem­pre­go e a con­ta­gem de tem­po de ser­vi­ço pa­ra efei­tos de re­for­ma e con­cur­so pú­bli­cos. Maria da Graça Carvalho en­ten­de que o “es­pí­ri­to de bol­sei­ro” não de­ve ser subs­ti­tuí­do pe­lo de um tra­ba­lha­dor por con­ta de ou­trem. “Existem bol­sei­ros há mui­to tem­po, mas não é mu­dan­do o es­ta­tu­to que se mu­da is­so, é cri­an­do em pa­ra­le­lo con­di­ções de em­pre­go ci­en­tí­fi­co”, dis­se.
   

    Contratos de tra­ba­lho es­cas­sei­am
    Mas os con­tra­tos de tra­ba­lho pa­ra dou­to­ra­dos es­cas­sei­am no pa­no­ra­ma na­ci­o­nal. As ad­mis­sões de in­ves­ti­ga­do­res em la­bo­ra­tó­ri­os do Estado es­tão con­ge­la­das des­de 2000 e os la­bo­ra­tó­ri­os as­so­ci­a­dos que, de­vi­do ao seu es­ta­tu­to de ex­ce­lên­cia, po­de­ri­am con­tra­tar dou­to­ra­dos num re­gi­me de co-fi­nan­ci­a­men­to pú­bli­co, têm-se de­ba­ti­do com o in­cum­pri­men­to dos con­tra­tos es­ta­be­le­ci­dos com o Estado. O des­con­ge­la­men­to das ver­bas co­mu­ni­tá­ri­as, as­se­gu­ra a mi­nis­tra, irá pôr fim a es­te pro­ble­ma. Em bre­ve de­ve­rão ser cri­a­dos mais seis la­bo­ra­tó­ri­os as­so­ci­a­dos, o que alar­ga­rá o mer­ca­do de va­gas de em­pre­go pa­ra dou­to­ra­dos.
    A car­rei­ra uni­ver­si­tá­ria tam­bém não se tem re­ve­la­do uma op­ção fá­cil, já que o alar­ga­men­to dos qua­dros tem si­do mui­to res­tri­to. A co­mu­ni­da­de ci­en­tí­fi­ca quei­xa-se de um mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to que se pau­ta pe­la re­la­ção en­tre o nú­me­ro de alu­nos e o de pro­fes­so­res, des­cui­dan­do a in­ves­ti­ga­ção. Por ou­tro la­do, a “en­do­ga­mia uni­ver­si­tá­ria”, co­mo lhe cha­mou Manuel Heitor, um dos ora­do­res, tem di­fi­cul­ta­do a en­tra­da de san­gue no­vo nas uni­ver­si­da­des, já que a ten­dên­cia é que a pro­gres­são de car­rei­ra se­ja fei­ta nu­ma úni­ca ins­ti­tui­ção du­ran­te to­da a vi­da.
    Nos prin­cí­pi­os da Estratégia de Lisboa, a ini­ci­a­ti­va pri­va­da de­ve­ria su­por­tar dois ter­ços do au­men­to do PIB em Investigação e Desenvolvimento. No en­tan­to, em Portugal, a pre­sen­ça de dou­to­ra­dos no te­ci­do em­pre­sa­ri­al é qua­se ine­xis­ten­te. O pro­gra­ma de in­ser­ção de dou­to­ra­dos e mes­tres em em­pre­sas per­mi­tiu co­lo­car 75 dou­to­ra­dos em se­te anos – um nú­me­ro bas­tan­te re­du­zi­do pa­ra as am­bi­ções eu­ro­pei­as.
    Mas porquê o de­sin­te­res­se das em­pre­sas por­tu­gue­sas pe­los dou­to­ra­dos, nu­ma al­tu­ra em que as so­ci­e­da­des de­sen­vol­vi­das apos­tam ca­da vez mais na ci­ên­cia e na tec­no­lo­gia?
    Os cur­rí­cu­los uni­ver­si­tá­ri­os po­de­rão ter al­gu­ma res­pon­sa­bi­li­da­de na de­sa­de­qua­ção en­tre a ofer­ta e a pro­cu­ra, mas Margarida Fontes re­fe­riu tam­bém a “ima­gem ne­ga­ti­va” que mui­tas em­pre­sas têm dos dou­to­ra­dos. São vis­tos co­mo “mui­to es­pe­ci­a­li­za­dos e pou­co fle­xí­veis” e com um co­nhe­ci­men­to “de­ma­si­a­do aca­dé­mi­co”. Por is­so, aler­tou, se­rá tam­bém ne­ces­sá­rio “al­te­rar a per­cep­ção” das em­pre­sas, pa­ra além de in­cen­ti­vos go­ver­na­men­tais (be­ne­fí­ci­os fis­cais, por exem­plo) em tro­ca da con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos.
    Outro ca­mi­nho pos­sí­vel pa­ra os dou­to­ra­dos é cri­a­rem as su­as pró­pri­as em­pre­sas. O pro­gra­ma NEST apoia a cri­a­ção de no­vas em­pre­sas de al­ta tec­no­lo­gia ou de ba­se tec­no­ló­gi­ca, as­se­gu­ran­do o fi­nan­ci­a­men­to pa­ra o pa­ga­men­to dos or­de­na­dos dos dou­to­ra­dos. A me­di­da pre­ten­de, se­gun­do a mi­nis­tra, “fo­men­tar o em­pre­en­de­do­ris­mo”.
    Para que, no fu­tu­ro, ha­ja mais in­ves­ti­ga­do­res a tra­ba­lhar em Portugal e as me­tas eu­ro­pei­as se­jam cum­pri­das, “se­rá ne­ces­sá­rio in­ves­tir mais em es­ca­la e em in­ten­si­da­de na ci­ên­cia”, re­su­miu Manuel Heitor. Ou se­ja, apos­tar na cri­a­ção de em­pre­go ci­en­tí­fi­co, e as­sim atrair mais es­tu­dan­tes pa­ra uma car­rei­ra até ago­ra instável.

Números
3,5 era o nú­me­ro de in­ves­ti­ga­do­res por­tu­gue­ses por ca­da mil ha­bi­tan­tes da po­pu­la­ção ac­ti­va em 2001
5,7 era a mé­dia eu­ro­peia de in­ves­ti­ga­do­res por ca­da mi­lhar de ha­bi­tan­tes no mes­mo ano
8,1 era o nú­me­ro de in­ves­ti­ga­do­res da po­pu­la­ção ac­ti­va dos Estados Unidos em ca­da mil habitantes