Comunicado sobre o PREVPAP

Tomada de Posição da ABIC so­bre o
PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOS VÍNCULOS PRECÁRIOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NO SECTOR EMPRESARIAL DO ESTADO (PREVPAP)

No sen­ti­do do com­ba­te à pre­ca­ri­e­da­de la­bo­ral, o go­ver­no pu­bli­cou a por­ta­ria 150/​2017 (https://​dre​.pt/​h​o​m​e​/​-​/​d​r​e​/​1​0​6​9​6​0​7​6​0​/​d​e​t​a​i​l​s​/​m​a​x​i​m​i​zed) ao abri­go da qual to­dos os tra­ba­lha­do­res que se en­con­trem em si­tu­a­ção pre­cá­ria, a cum­prir ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes sem um vín­cu­lo ju­rí­di­co con­subs­tan­ci­a­do num con­tra­to de tra­ba­lho, de­vem re­que­rer (até 30 de Junho) a sua in­te­gra­ção nas car­rei­ras da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca e no sec­tor em­pre­sa­ri­al do es­ta­do. O re­que­ri­men­to en­con­tra-se dis­po­ní­vel em https://​prev​pap​.gov​.pt/​p​p​a​p​/​f​o​r​m​u​l​a​r​i​o​?​w​i​n​d​o​w​I​d​=​dea.
A pre­ca­ri­e­da­de dos vín­cu­los la­bo­rais, as­so­ci­a­da ao em­pre­go ci­en­tí­fi­co, tem si­do o mais po­de­ro­so nu­tri­en­te da ins­ta­bi­li­da­de diá­ria e in­dig­ni­da­de cons­tan­te que os investigadores/​gestores de ci­ên­cia vi­vem ho­je em dia em Portugal mas tam­bém da de­gra­da­ção do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co na­ci­o­nal.
Neste sen­ti­do, a ABIC con­si­de­ra que, no âm­bi­to de uma es­tra­té­gia de re­gu­la­ri­za­ção dos vín­cu­los pre­cá­ri­os, os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção científica/​gestão de ci­ên­cia não po­dem ser dei­xa­dos de fo­ra in­de­pen­den­te­men­te do seu grau de es­co­la­ri­da­de (li­cen­ci­a­do, mes­tre ou dou­to­ra­do) e da sua ti­po­lo­gia de bol­sa. Neste sen­ti­do, ape­la­mos a to­dos os co­le­gas que re­quei­ram a sua in­te­gra­ção dan­do no­ta à ABIC do seu pe­di­do, en­vi­an­do um e-mail pa­ra apoio@​abic-​online.​org.
Não obs­tan­te a ne­ces­si­da­de de to­dos os bol­sei­ros si­na­li­za­rem a sua si­tu­a­ção de pre­ca­ri­e­da­de, a ABIC con­si­de­ra que es­ta mo­da­li­da­de de “au­to-si­na­li­za­ção” não é a so­lu­ção ide­al por­que to­dos as uni­da­des de investigação/​instituições têm os mei­os de iden­ti­fi­car de for­ma mais cé­le­re e ade­qua­da os seus re­cur­sos. Consideramos ain­da que no sec­tor da ci­ên­cia e tec­no­lo­gia en­quan­to per­sis­tir o Estatuto do Bolseiro ne­nhum pas­so se­rá efec­ti­vo e sé­rio o su­fi­ci­en­te pa­ra eli­mi­nar a pre­ca­ri­e­da­de dos vín­cu­los la­bo­rais no em­pre­go científico.

A ABIC com­pro­me­te-se com a con­ti­nu­a­ção da con­tes­ta­ção fa­ce a to­das as me­di­das que se têm de­mons­tra­do cur­tas pa­ra er­ra­di­car a pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia, mas tam­bém fa­zen­do pro­pos­tas con­cre­tas de al­te­ra­ção das po­lí­ti­cas e apoi­an­do os bol­sei­ros. A ABIC con­ti­nu­a­rá a rei­vin­di­car a ne­ces­si­da­de de to­dos os bol­sei­ros, quer cum­pram ne­ces­si­da­des tem­po­rá­ri­as ou per­ma­nen­tes, te­rem um con­tra­to de tra­ba­lho, com a ga­ran­tia de pro­tec­ção so­ci­al, e a re­vo­ga­ção do Estatuto do Bolseiro.

A ABIC re­a­li­za­rá um con­jun­to de ações des­cen­tra­li­za­das no âm­bi­to da cam­pa­nha na­ci­o­nal con­tra a pre­ca­ri­e­da­de no tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co – “Luto pe­la ci­ên­cia. Lutas tam­bém?” Por is­so ape­la­mos a que to­dos os co­le­gas se mo­bi­li­zem nas su­as ins­ti­tui­ções pois só com o em­pe­nho e lu­ta de to­dos é que as con­quis­tas se­rão possíveis.