Comunicado sobre o Decreto-Lei 57/​2016

A di­re­ção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica par­ti­ci­pou, des­de o iní­cio, e acom­pa­nhou to­do o pro­ces­so de al­te­ra­ção do Decreto-Lei 57/​2016 so­bre o Emprego Científico, após o pe­di­do de apre­ci­a­ção par­la­men­tar. Estivemos pre­sen­tes se­ma­nal­men­te pa­ra as­sis­tir aos tra­ba­lhos em se­de de co­mis­são e in­sis­ti­mos sem­pre num aper­fei­ço­a­men­to do di­plo­ma. Este pro­ces­so ter­mi­nou fi­nal­men­te e a ABIC cons­ta­ta que hou­ve uma me­lho­ria al­can­ça­da pe­las pro­pos­tas de al­te­ra­ção que re­sul­tam num avan­ço sig­ni­fi­ca­ti­vo na lu­ta dos bol­sei­ros, de­sig­na­da­men­te no que à nor­ma tran­si­tó­ria diz respeito.

Sublinhando a in­su­fi­ci­ên­cia e li­mi­ta­ção do di­plo­ma, que abran­ge ape­nas al­guns bol­sei­ros, uma par­te dos dou­to­ra­dos, re­co­nhe­ce­mos que hou­ve as­pe­tos im­por­tan­tes que fo­ram melhorados:

- o ní­vel re­mu­ne­ra­tó­rio pas­sou do 28 pa­ra o 33, ga­ran­tin­do que não há per­da de re­mu­ne­ra­ção men­sal, com pos­si­bi­li­da­de de evo­lu­ção sa­la­ri­al ao lon­go do con­tra­to
- a con­ta­gem de tem­po con­tem­pla anos se­gui­dos e in­ter­po­la­dos;
- os con­tra­tos pa­gos pe­la FCT pas­sam a ser de 6 anos e não de 3, co­mo ini­ci­al­men­te pro­pos­to, ha­ven­do a pos­si­bi­li­da­de de in­te­gra­ção na car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção no fi­nal do contrato;

As con­di­ções des­tes con­tra­tos são me­lho­res e há mais co­le­gas abrangidos.

Aprovadas as al­te­ra­ções ao di­plo­ma, é ne­ces­sá­rio ago­ra que as ins­ti­tui­ções cum­pram a lei e abram os con­cur­sos. Nesse sen­ti­do, ape­la­mos ao go­ver­no que exi­ja cla­re­za e ce­le­ri­da­de por par­te das ins­ti­tui­ções. É im­por­tan­te que, nes­te mo­men­to, os bol­sei­ros se unam e pres­si­o­nem igual­men­te as ins­ti­tui­ções pa­ra que se efe­tu­em os pro­ce­di­men­tos concursais.

A ABIC es­tá em­pe­nha­da em acom­pa­nhar a apli­ca­ção do DL57/​2016 em to­das as ins­ti­tui­ções e exi­gi­rá a apli­ca­ção ime­di­a­ta des­te di­plo­ma pe­din­do igual­men­te aos co­le­gas que se en­vol­vam nes­te pro­ces­so que ocor­re­rá em to­das as instituições.

Continuaremos a de­fen­der e a lu­tar pe­los mi­lha­res de co­le­gas que não são abran­gi­dos pe­lo DL, que ain­da não têm aces­so a um con­tra­to de tra­ba­lho e que con­tri­bu­em di­a­ri­a­men­te pa­ra o avan­ço da ci­ên­cia, in­de­pen­den­te­men­te do grau ou do ti­po de bol­sa. É im­por­tan­te que to­dos os bol­sei­ros se jun­tem à lu­ta por con­di­ções mais dig­nas pa­ra quem tra­ba­lha em ci­ên­cia. A cam­pa­nha ini­ci­a­da em abril vai con­ti­nu­ar: Luto pe­la ci­ên­cia! Lutas também?

 

Ler a ver­são fi­nal do Decreto-Lei 57/​2016