COMUNICADO ABIC

 

VITÓRIA DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA! FCT RECUA NO CRITÉRIO DE EXCLUSÃO QUE IMPLICAVA A OBTENÇÃO DO GRAU ANTECEDENTE ATÉ 19 DE SETEMBRO

 

A Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT) veio ho­je atra­vés da sua pá­gi­na ofi­ci­al in­for­mar que os can­di­da­tos a bol­sa de Doutoramento e Pós-Doutoramento ne­ces­si­tam de ob­ter o grau pre­ce­den­te até 31 de Dezembro. Isto cor­res­pon­de a uma im­por­tan­te vi­tó­ria pa­ra to­dos os bol­sei­ros que as­sim ve­em a FCT e o Governo re­cu­ar nu­ma me­di­da que ia pre­ju­di­car de for­ma dra­má­ti­ca a pos­si­bi­li­da­de de mui­tos in­ves­ti­ga­do­res con­ti­nu­a­rem a de­sen­vol­ver Ciência em Portugal.

O re­sul­ta­do des­te pro­ces­so fi­ca a de­ver-se, sem qual­quer dú­vi­da à mar­ca­ção por par­te da ABIC da ação de dia 2 de Agosto e à de­mons­tra­ção de co­ra­gem dos bol­sei­ros pre­sen­tes que só saí­ram das ins­ta­la­ções da FCT quan­do es­ta vol­tou a ad­mi­tir di­a­lo­gar so­bre a re­vi­são dos cri­té­ri­os de ex­clu­são. Adicionalmente, o des­fe­cho des­te epi­só­dio não se­ria pos­sí­vel se os par­cei­ros ins­ti­tu­ci­o­nais da ABIC não ti­ves­sem ime­di­a­ta­men­te acei­te so­li­da­ri­zar-se com a lu­ta dos bol­sei­ros (no­me­a­da­men­te, a FENPROF, o SNESUP e o STFPSSRA), ou se a ABIC não ti­ves­se con­tac­ta­do ju­ris­tas e pon­de­ra­do avan­çar com pro­ces­sos ju­di­ci­ais, e/​ou se mais de 4000 mil pes­so­as não ti­ves­sem as­si­na­do um abai­xo-as­si­na­do on­de era de­fen­di­da “a não-in­tro­du­ção de re­gras de exclusão/​eliminatórias que di­mi­nu­am de for­ma ar­ti­fi­ci­al o nú­me­ro de can­di­da­tos em re­la­ção a con­cur­sos re­a­li­za­dos em ou­tros anos”.

Esta vi­tó­ria é im­por­tan­te e po­de ani­mar to­dos aque­les que que­rem um fu­tu­ro di­fe­ren­te pa­ra a Ciência e pa­ra o País. No en­tan­to, exis­te um con­jun­to alar­ga­do de ques­tões fun­da­men­tais pa­ra re­sol­ver tan­to so­bre as­pe­tos do con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais de 2013 (exis­tên­cia de ou­tros cri­té­ri­os de ex­clu­são, in­ter­pre­ta­ções de as­pe­tos do guião de ava­li­a­ção, não co­nhe­ci­men­to dos pai­néis de ava­li­a­ção) co­mo do fu­tu­ro da Ciência em Portugal (nú­me­ro de bol­sas apro­va­das, fi­nan­ci­a­men­to de pro­je­tos e Centros de Investigação, pre­ca­ri­e­da­de do tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co, etc…).

Desta for­ma, há ain­da mui­to pa­ra fa­zer pe­la Ciência em Portugal. Perante es­te ce­ná­rio, a reu­nião de ama­nhã foi can­ce­la­da. No en­tan­to, a ABIC man­te­rá a con­cen­tra­ção à por­ta on­de di­a­lo­ga­rá com os bol­sei­ros e pro­fes­so­res que sur­gi­rem e dis­cu­ti­rá no­vos te­mas pa­ra se­rem dis­cu­ti­dos nu­ma pró­xi­ma reu­nião com a FCT. No fim, se­rá fei­ta uma de­cla­ra­ção so­bre o fu­tu­ro da lu­ta dos bol­sei­ros e a con­ti­nui­da­de des­te pro­ces­so que es­tá ain­da lon­ge do fim.