Comunicado • Processo de Atribuição de Bolsas Excepcionais de Mitigação de Impactos da COVID-19 nas Actividades de Investigação

Na sequên­cia da co­mu­ni­ca­ção de par­te dos re­sul­ta­dos dos pe­di­dos de bol­sas ex­cep­ci­o­nais ao abri­go do Regulamento de Atribuição de Bolsas Excecionais de Mitigação de Impactos da COVID-19 nas Atividades de Investigação, cum­pre à ABIC, an­tes de mais, la­men­tar a mo­ro­si­da­de de um pro­ces­so que se exi­gia cé­le­re e ca­paz de res­pon­der de for­ma efec­ti­va às gra­ves con­sequên­ci­as que a pan­de­mia e, par­ti­cu­lar­men­te, os pe­río­dos de con­fi­na­men­to, im­pli­ca­ram no de­sen­vol­vi­men­to do tra­ba­lho de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em Portugal.

 

A FCT in­di­cou o dia 30 de Setembro co­mo da­ta li­mi­te pa­ra tor­nar pú­bli­cas as res­pos­tas aos pe­di­dos de bol­sa ex­cep­ci­o­nal dos bol­sei­ros cu­jas bol­sas ter­mi­na­ram em 2020 ou ter­mi­na­rão até 31 de Dezembro de 2021. Além de ser in­jus­ti­fi­cá­vel que ape­nas ago­ra, 3 me­ses de­pois da sua sub­mis­são, ha­ja res­pos­ta a es­tes pe­di­dos, acres­ce ain­da o fac­to de vá­ri­os bol­sei­ros con­ti­nu­a­rem sem qual­quer res­pos­ta, na­qui­lo que re­pre­sen­ta uma evi­den­te des­con­si­de­ra­ção pe­lo tra­ba­lho des­tes in­ves­ti­ga­do­res e pe­la sua ne­ces­si­da­de de pla­ne­ar ta­re­fas atem­pa­da­men­te, bem co­mo um des­res­pei­to pe­la or­ga­ni­za­ção e es­ta­bi­li­da­de das su­as vi­das pes­so­ais e fa­mi­li­ar. Não se en­ten­de a ale­a­to­ri­e­da­de na co­mu­ni­ca­ção dos re­sul­ta­dos aos bol­sei­ros, nem a ine­xis­tên­cia de in­for­ma­ção ofi­ci­al por par­te da FCT a es­se res­pei­to. É im­por­tan­te lem­brar que mui­tos dos in­ves­ti­ga­do­res cu­ja bol­sa já ter­mi­na­ra an­tes da di­vul­ga­ção des­tes re­sul­ta­dos, se de­pa­ra­ram com uma si­tu­a­ção pa­ra­do­xal em que, ne­ces­si­tan­do de tra­ba­lhar pa­ra se sus­ten­tar, fo­ram in­for­ma­dos de que não o po­de­ri­am fa­zer, sob pe­na de co­li­dir com o re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va pre­vis­to no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT – vis­to que, con­for­me es­tá pa­ten­te no Regulamento de Atribuição de Bolsas Excepcionais, a bol­sa ex­cep­ci­o­nal te­ria iní­cio no dia ime­di­a­ta­men­te se­guin­te ao úl­ti­mo dia da bol­sa an­te­ri­or. Por ou­tro la­do, des­co­nhe­cen­do o re­sul­ta­do dos seus pe­di­dos, mui­tos dou­to­ran­dos não se ins­cre­ve­ram no no­vo ano lec­ti­vo em tem­po útil, ten­do ago­ra de pa­gar ta­xas co­mo con­sequên­cia des­se atraso.

 

Refira-se fi­nal­men­te que con­ti­nu­am sem res­pos­ta os pe­di­dos de to­dos os bol­sei­ros cu­jas bol­sas ter­mi­na­rão pa­ra lá de 2021. Não ha­ven­do se­quer uma in­di­ca­ção de da­ta de res­pos­ta aos seus pe­di­dos, a FCT con­tri­bui as­sim pa­ra que o tra­ba­lho e a vi­da de inú­me­ros in­ves­ti­ga­do­res con­ti­nue mar­ca­da pe­la in­cer­te­za e ins­ta­bi­li­da­de la­bo­ral. A ABIC exi­ge uma res­pos­ta ur­gen­te a to­dos es­tes bolseiros.

 

A po­si­ção da ABIC, de­fen­di­da de for­ma ex­plí­ci­ta des­de o iní­cio – a ne­ces­sá­ria e au­to­má­ti­ca pror­ro­ga­ção de to­das as bol­sas (di­rec­ta e in­di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT) em 3 me­ses e em mai­or du­ra­ção nos ca­sos apli­cá­veis -, con­fir­ma-se co­mo o úni­co ca­mi­nho que te­ria da­do res­pos­ta atem­pa­da às rei­vin­di­ca­ções dos bol­sei­ros. Tal co­mo aler­tá­mos em Maio de 2021, es­te pro­ces­so de atri­bui­ção de bol­sas ex­cep­ci­o­nais mais não é do que um me­ca­nis­mo des­ne­ces­sa­ri­a­men­te bu­ro­crá­ti­co que, co­mo ago­ra se tor­na evi­den­te, não é ca­paz de dar res­pos­ta à ur­gên­cia da si­tu­a­ção de inú­me­ros bol­sei­ros, ga­ran­tin­do adi­ci­o­nal­men­te a ex­clu­são de ou­tros tan­tos. Uma vez mais, a FCT e o MCTES não as­se­gu­ram as mais ele­men­ta­res con­di­ções la­bo­rais aos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos em Portugal.