Candidatos a bolsas vão ter de esperar até Junho

Candidatos a bol­sas vão ter de es­pe­rar até Junho

In Público, 10 de Janeiro 2003

    Atrasos nos pa­ga­men­tos das bol­sas de Dezembro e mo­di­fi­ca­ção das re­gras da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia pre­o­cu­pam bol­sei­ros
    O con­cur­so pa­ra can­di­da­tu­ra a bol­sas de dou­to­ra­men­to da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT), a prin­ci­pal ins­ti­tui­ção fi­nan­ci­a­do­ra de in­ves­ti­ga­ção na­ci­o­nal, vai pas­sar, já a par­tir de 2003, a re­a­li­zar-se ape­nas uma vez por ano, em Junho. Mas quem es­pe­ra­va o con­cur­so de Janeiro, te­meu que es­te ano não fos­sem atri­buí­das de to­do, se fos­sem cum­pri­dos to­dos os pra­zos nor­mais. Fernando Ramôa Ribeiro, pre­si­den­te da FCT, as­se­gu­ra que não vai ha­ver uma re­du­ção no nú­me­ro de bol­sas, e que de­ve­rão ser atri­buí­das em Outubro. Mas, até lá, mui­tos can­di­da­tos a bol­sei­ros fi­cam sem sa­ber o que fa­zer.
    Alguns dos can­di­da­tos a bol­sas de mes­tra­do e dou­to­ra­men­to que se que­ri­am can­di­da­tar em Janeiro, num con­cur­so que nor­mal­men­te se pro­lon­ga até fins de Fevereiro, di­zem que, ao ten­ta­rem in­for­mar-se so­bre a da­ta de aber­tu­ra do pri­mei­ro con­cur­so, fo­ram sur­pre­en­di­dos pe­la in­di­ca­ção pres­ta­da na FCT de que o con­cur­so es­ta­va sus­pen­so. Em con­ver­sa te­le­fó­ni­ca, Ramôa Ribeiro dis­se on­tem ao PÚBLICO que os con­cur­sos pa­ra bol­sas de dou­to­ra­men­to e mes­tra­do, que cos­tu­mam abrir du­as ve­zes por ano, em Janeiro e em Julho, pas­sa­rão a re­a­li­zar-se a par­tir de ago­ra ape­nas uma vez por ano, em Junho. O mes­mo já acon­te­ceu há al­guns anos, mas is­so não im­pli­ca­rá uma re­du­ção do nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das, su­bli­nhou o pre­si­den­te da FCT.
    “As can­di­da­tu­ras pas­sa­rão a fun­ci­o­nar de acor­do com o ano lec­ti­vo. Lançaremos o con­cur­so anu­al em Junho, pa­ra que os re­sul­ta­dos da ava­li­a­ção das can­di­da­tu­ras se­jam co­nhe­ci­dos em Setembro e as bol­sas atri­buí­das em Outubro”, ga­ran­tiu Ramôa Ribeiro. Nos úl­ti­mos anos, as bol­sas do se­gun­do con­cur­so anu­al, o de Julho, eram ape­nas atri­buí­das no iní­cio do ano, se­guin­te, em Janeiro.
    João Ferreira, mem­bro da Plataforma de Bolseiros, diz que a or­ga­ni­za­ção já ti­nha si­do in­for­ma­da, nu­ma reu­nião, da von­ta­de da FCT em pas­sar a abrir um só con­cur­so e apos­tar nos cri­té­ri­os de qua­li­da­de das can­di­da­tu­ras. Os por­me­no­res des­te pla­no, no en­tan­to, ain­da eram des­co­nhe­ci­dos. A Plataforma de Bolseiros é um mo­vi­men­to re­cen­te­men­te cri­a­do, que re­pre­sen­ta al­gu­mas cen­te­nas de bol­sei­ros – os da FCT são cer­ca de 3500 – e lu­ta pe­las con­di­ções de tra­ba­lho des­ta co­mu­ni­da­de (que po­de co­nhe­cer me­lhor em http://​www​.bol​sei​ros​.no​.sa​po​.pt ).
    “Tínhamos de­ci­di­do en­vi­ar ain­da es­ta se­ma­na uma car­ta ao pre­si­den­te da FCT a pe­dir es­cla­re­ci­men­tos. Há mui­tos bol­sei­ros a pre­pa­rar dou­to­ra­men­tos que es­ta­vam a con­tar com o con­cur­so de Janeiro e não vão ter di­nhei­ro. Os pra­zos de es­pe­ra se­rão ago­ra mais alar­ga­dos”, re­fe­riu João Ferreira. 

    Atrasos li­qui­da­dos hoje

    Mas es­te re­pre­sen­tan­te da Plataforma dos Bolseiros, que pla­neia uma reu­nião na­ci­o­nal pa­ra o pri­mei­ro dia de Fevereiro, con­si­de­ra que há pro­ble­mas mais pre­o­cu­pan­tes. “A an­te­ri­or di­rec­ção da FCT ti­nha-se com­pro­me­ti­do a ac­tu­a­li­zar to­dos os anos o va­lor das bol­sas. Não sa­be­mos se es­ta di­rec­ção tem in­ten­ção de cum­prir es­sa pro­mes­sa her­da­da. E sou­be­mos on­tem que al­guns bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to e pós-dou­to­ra­men­to ain­da não re­ce­be­ram as bol­sas res­pei­tan­tes a Janeiro, que de­vi­am ter si­do pa­gas no fi­nal de Dezembro”.
    Ramôa Ribeiro pron­ti­fi­cou-se a es­cla­re­cer as du­as si­tu­a­ções: “Os atra­sos não se de­vem a fal­ta de di­nhei­ro. O di­nhei­ro já es­tá cá. Têm a ver com a trans­fe­rên­cia dos fun­dos es­tru­tu­rais eu­ro­peus, atra­sa­dos de­vi­do à tran­si­ção do ano eco­nó­mi­co, e com as re­gras ca­da vez mais aper­ta­das por par­te da União Europeia, que não nos per­mi­tem pa­gar um mês adi­an­ta­do, co­mo es­tá­va­mos a fa­zer. A par­tir de ago­ra, o mês cor­ren­te se­rá pa­go nos pri­mei­ros di­as, até ao dia 7. Os pa­ga­men­tos em atra­so se­rão fei­tos ama­nhã [ho­je]”. Já em re­la­ção às ac­tu­a­li­za­ções dos va­lo­res pa­ra es­te ano, Fernando Ramôa Ribeiro ape­nas dis­se que ain­da não po­de res­pon­der em con­cre­to à questão.