Bolseiros reclamam no Porto acesso a emprego científico

Bolseiros re­cla­mam no Porto aces­so a em­pre­go ci­en­tí­fi­co


In Diário Digital/​Lusa, 19 de Dezembro 2007

Quinze bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca con­cen­tra­ram-se ho­je na Avenida dos Aliados, no Porto, em de­fe­sa de uma al­te­ra­ção es­ta­tu­tá­ria que per­mi­ta o aces­so a em­pre­go ci­en­tí­fi­co por par­te de jo­vens investigadores.

«Os bol­sei­ros não são con­si­de­ra­dos tra­ba­lha­do­res, mas pre­ten­dem que as bol­sas se­jam con­si­de­ra­das co-fi­nan­ci­a­men­to de ac­ti­vi­da­de e as­so­ci­a­das a pos­tos de tra­ba­lho, com to­dos os di­rei­tos e de­ve­res ine­ren­tes», dis­se à agên­cia Lusa João Queiroz, da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

João Queiroz re­fe­riu que a «pe­que­na ac­ção de pro­tes­to» de ho­je de­cor­reu «sim­bo­li­ca­men­te» jun­to à ár­vo­re de Natal gi­gan­te que es­tá na Avenida dos Aliados, pa­ra que os bol­sei­ros pu­des­sem «for­mu­lar al­guns de­se­jos pa­ra o no­vo ano».

«Desde 2002 que as bol­sas não são ac­tu­a­li­za­das«, sa­li­en­tou o mem­bro da ABIC, re­cor­dan­do que a mai­o­ria dos bol­sei­ros re­ce­be ape­nas 745 eu­ros (bol­sas de pro­jec­to pa­ra li­cen­ci­a­dos) ou 980 eu­ros (bol­sas de dou­to­ra­men­to), sem di­rei­to a sub­sí­di­os de fé­ri­as, Natal, ali­men­ta­ção ou trans­por­te e em re­gi­me de de­di­ca­ção exclusiva.

João Queiroz re­al­çou que a cláu­su­la de de­di­ca­ção ex­clu­si­va im­pe­de o bol­sei­ro de ter al­gu­ma ini­ci­a­ti­va de em­pre­en­de­do­ris­mo e que a bol­sa de pro­jec­to é in­fe­ri­or à de es­tá­gio pro­fis­si­o­nal, que cor­res­pon­de a dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos na­ci­o­nais, acres­ci­dos de sub­sí­dio de alimentação.

A ABIC de­se­ja que pros­si­ga em 2008 o diá­lo­go, re­a­ta­do em Novembro, com o Ministério da Ciência e Ensino Superior, a quem a as­so­ci­a­ção irá bre­ve­men­te en­vi­ar um ca­der­no reivindicativo.

Segundo João Queiroz, ha­ve­rá em Portugal en­tre oi­to mil e dez mil bol­sei­ros, dos quais 1.500 a dois mil no Porto.