Bolseiros reclamam actualização das bolsas

Bolseiros re­cla­mam ac­tu­a­li­za­ção das bolsas

 In Público/​ Lusa, 1 de Março 2004

    Os Bolseiros de Investigação Científica re­cla­mam a ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bol­sas nu­ma car­ta aber­ta à mi­nis­tra da Ciência e do Ensino Superior, on­de afir­mam que, pe­lo se­gun­do ano con­se­cu­ti­vo, os va­lo­res man­têm-se inal­te­ra­dos.
    Segundo os bol­sei­ros, a Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT) as­su­miu em 2002 o com­pro­mis­so (que se man­tém no seu Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos) de pro­ce­der anu­al­men­te à ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bol­sas.
    “Contudo, à ac­tu­a­li­za­ção fei­ta em 2002 (que, acres­cen­te-se, não co­briu a des­va­lo­ri­za­ção ocor­ri­da nos anos an­te­ri­o­res), não se se­guiu a de­vi­da em 2003 e, até ao mo­men­to, não foi anun­ci­a­da qual­quer ac­tu­a­li­za­ção pa­ra 2004”, in­di­ca o tex­to, a que a Lusa te­ve aces­so.
    Por is­so, pe­lo se­gun­do ano con­se­cu­ti­vo, o va­lor re­al das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção di­mi­nuiu, su­bli­nham.
    Os Bolseiros de Investigação Científica – reu­ni­dos em as­so­ci­a­ção des­de Fevereiro de 2003 com o ob­jec­ti­vo de di­na­mi­zar es­for­ços pa­ra me­lho­rar o seu es­ta­tu­to – co­me­çam por fa­lar no con­jun­to de me­di­das anun­ci­a­das pe­la tu­te­la pa­ra o re­for­ço da ca­pa­ci­da­de ci­en­tí­fi­ca e tec­no­ló­gi­ca na­ci­o­nal.
    “Um dos as­pec­tos es­sen­ci­ais des­se con­jun­to de me­di­das é o anún­cio da apos­ta na for­ma­ção avan­ça­da de re­cur­sos hu­ma­nos”, di­zem, acres­cen­tan­do que “uma boa par­te” dos in­ves­ti­ga­do­res em Portugal tem con­di­ção de bol­sei­ro.
    “Creio que não ig­no­ra os pro­ble­mas e di­fi­cul­da­des que en­fren­tam ho­je os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca”, es­cre­vem à mi­nis­tra Graça Carvalho. “Na sua mai­o­ria – pros­se­guem -, são pro­ble­mas e di­fi­cul­da­des que de­cor­rem de um es­ta­tu­to que os pri­va de di­rei­tos e re­ga­li­as fun­da­men­tais. Um es­ta­tu­to que, no es­sen­ci­al, abriu por­tas pa­ra que os bol­sei­ros se­jam ho­je en­ca­ra­dos co­mo mão-de-obra qua­li­fi­ca­da mas ba­ra­ta e des­car­tá­vel”,
    A mis­si­va, as­si­na­da “por um bol­sei­ro de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca”, ter­mi­na com vo­tos de que a “in­jus­ti­ça se­ja re­pa­ra­da bre­ve­men­te”.
    A car­ta se­rá di­vul­ga­da jun­to de to­dos os bol­sei­ros com o con­vi­te, em si­nal de pro­tes­to, pa­ra a en­vi­a­rem pa­ra a tu­te­la, o Gabinete do pri­mei­ro-mi­nis­tro e a FCT.