Bolseiros recebidos hoje no Parlamento

Bolseiros re­ce­bi­dos ho­je no Parlamento

In Público, 23 de Julho 2002

    Plataforma rein­vin­di­ca­ti­va pe­diu au­di­ên­cia à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, de­pois de já te­rem si­do re­ce­bi­dos por to­dos os par­ti­dos, à ex­cep­ção do PSD
    A Plataforma dos Bolseiros de Investigação Científica é re­ce­bi­da ho­je à tar­de, na Assembleia da República, pe­la Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. O gru­po, que re­pre­sen­ta um mo­vi­men­to for­ma­do no pas­sa­do pa­ra rei­vin­di­car a me­lho­ria de con­di­ções do tra­ba­lho dos bol­sei­ros in­ves­ti­ga­do­res, pe­de re­ga­li­as so­ci­ais e bol­sas equi­pa­ra­das aos qua­dros das ins­ti­tui­ções com ha­bi­li­ta­ções equi­va­len­tes, en­tre ou­tras coi­sas. Os re­pre­sen­tan­tes da pla­ta­for­ma já fo­ram re­ce­bi­dos por to­dos os gru­pos par­la­men­ta­res à ex­cep­ção do do par­ti­do do Governo.
    Os bol­sei­ros na­ci­o­nais de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca ti­nham já pe­di­do, em Maio, uma reu­nião com o no­vo mi­nis­tro da Ciência e do Ensino Superior. A in­ten­ção era apre­sen­tar um ca­der­no rein­vi­di­ca­ti­vo, em que pe­di­am a re­vi­são do es­ta­tu­to de bol­sei­ro, di­rei­to a se­gu­ran­ça so­ci­al e a sub­sí­dio de de­sem­pre­go e a fé­ri­as, bol­sas com va­lo­res iguais aos qua­dros com ha­bi­li­ta­ções equi­pa­ra­das das ins­ti­tui­ções on­de se faz in­ves­ti­ga­ção e ain­da re­no­va­ção dos seus qua­dros, pa­ra que os bol­sei­ros pu­des­sem in­te­grar-se no mer­ca­do de tra­ba­lho.
    Mas a au­di­ên­cia com o mi­nis­tro Pedro Lynce nun­ca acon­te­ceu. A úni­ca res­pos­ta que che­gou à pla­ta­for­ma pro­me­tia uma reu­nião com o pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT), ex­pli­cou ao PÚBLICO João Ferreira, um dos fun­da­do­res da pla­ta­for­ma, que ho­je fa­rá par­te do gru­po que le­va­rá o ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e cul­tu­ra. “A pre­si­dên­cia da FCT mu­dou en­tre­tan­to e nun­ca mais foi mar­ca­da a au­di­ên­cia”, con­ta.
    João Ferreira quei­xa-se ain­da de fal­ta de aten­ção pa­ra com as rei­vin­di­ca­ções dos bol­sei­ros por par­te do PSD: “Entretanto já fo­mos re­ce­bi­dos por to­dos os gru­pos par­la­men­ta­res, que se mos­tra­ram aber­tos a uma dis­cus­são no sen­ti­do de re­ver o ac­tu­al es­ta­tu­to de bol­sei­ro. Mas uma so­bre­po­si­ção de da­tas, no dia mar­ca­do pe­lo PSD, adi­ou a reu­nião até ho­je, já lá vai mui­to tem­po”, con­ta, re­al­çan­do que é o prin­ci­pal par­ti­do da co­li­ga­ção que for­ma o Governo o úni­co que ain­da não mos­trou dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra os re­ce­ber.
    “Seria bom se fos­se a co­mis­são de edu­ca­ção e ci­ên­cia a avan­çar com o pe­di­do de re­vi­são do es­ta­tu­to”, avan­ça João Ferreira so­bre a reu­nião de ho­je com o gru­po de tra­ba­lho pre­si­di­do pe­lo de­pu­ta­do so­ci­al-de­mo­cra­ta Pedro Duarte, que é tam­bém pre­si­den­te da Juventude Social Democrata.
    João Ferreira ex­pli­ca que o bol­sei­ro po­de per­ma­ne­cer nes­sa con­di­ção por pe­río­dos que che­gam aos dez anos, pe­lo que a fal­ta de re­ga­li­as so­ci­ais bá­si­cas, bem co­mo a qua­se im­pos­si­bi­li­da­de de ab­sor­ção de bol­sei­ros por par­te dos la­bo­ra­tó­ri­os im­pe­dem o in­ves­ti­ga­dor de ter uma vi­da nor­mal.
    Existem cer­ca de 3400 bol­sei­ros em Portugal, mas es­te nú­me­ro en­glo­ba ape­nas as can­di­da­tu­ras in­di­vi­du­ais a bol­sas da FCT. Não in­clui os bol­sei­ros fi­nan­ci­a­dos por ins­ti­tui­ções pri­va­das ou in­cluí­dos em pro­gra­mas fi­nan­ci­a­dos que in­clu­em bol­sei­ros em equi­pas de in­ves­ti­ga­ção. O ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo da Plataforma de Bolseiros de in­ves­ti­ga­ção po­de ser con­sul­ta­do em http://​www​.bol​sei​ros​.no​.sa​po​.pt .