Bolseiros Pedalam pela Ciência

Bolseiros Pedalam pe­la Ciência


In
Jornal de Notícias, 26 de Setembro 2007

São mais de cin­co mil jo­vens in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos ci­en­tí­fi­cos que tra­ba­lham em Portugal em re­gi­me pre­cá­rio, se­ja com a atri­bui­ção de uma bol­sa e os con­di­ci­o­na­lis­mos que is­so acar­re­ta, ou se­ja sem vín­cu­los e pa­gos a “re­ci­bo verde”. 

Contra es­ta si­tu­a­ção a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e o FERVE (Fartos d’Estes Recibos Verdes) pro­mo­ve­ram uma ini­ci­a­ti­va, que te­rá iní­cio no sá­ba­do, dia 29, e se pro­lon­ga até se­gun­da, in­ti­tu­la­da “Pedalada pe­la Ciência”. 

Um gru­po de in­ves­ti­ga­do­res li­ga­rá de bi­ci­cle­ta os pó­los uni­ver­si­tá­ri­os do Porto, de Braga e de Viana do Castelo. “É uma for­ma de cha­mar a aten­ção pa­ra as con­di­ções pre­cá­ri­as que vi­ve­mos. Não te­mos qual­quer se­gu­ran­ça e em ca­so de do­en­ça fi­ca­mos a re­ce­ber pe­lo es­ca­lão do sa­lá­rio mí­ni­mo”, já que os bol­sei­ros só têm aces­so ao Seguro Social Voluntário, ex­pli­cou João Freire, da ABIC.
A ini­ci­a­ti­va pre­ten­de ain­da aler­tar pa­ra si­tu­a­ções de atra­so no pa­ga­men­to de bol­sas em al­gu­mas instituições. 

Como exem­plo da pre­ca­ri­e­da­de no Ensino Superior re­fe­rem a Universidade do Porto, “on­de cer­ca de 20 a 30% dos fun­ci­o­ná­ri­os, de to­das as áre­as, são pa­gos con­tra re­ci­bo ver­de”.