Bolseiros «desesperados» não recebem há meses

Bolseiros «desesperados» não recebem há meses

 

In Sol 14 de Julho 2009

O «ac­to de de­ses­pe­ro» de uma bol­sei­ra do Porto, a tra­ba­lhar há cin­co me­ses sem re­ce­ber o sub­sí­dio da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT), é o mo­te pa­ra um acam­pa­men­to de pro­tes­to pre­vis­to pa­ra quar­ta-fei­ra em Lisboa.

 

A ini­ci­a­ti­va de­ve­rá co­me­çar pe­las 20h e só aca­ba quin­ta-fei­ra jun­to da se­de da FCT, dis­se à Lusa André Levy, da di­rec­ção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

 

A ABIC apoia o pro­tes­to e con­tac­tou os bol­sei­ros com o sub­sí­dio em atra­so, que de­vem che­gar a uma «de­ze­na ou tal­vez mais», as­sim co­mo ape­lou a ou­tros que, mes­mo a re­ce­ber, «quei­ram ex­pri­mir solidariedade».

 

A ac­ção pre­ten­de cha­mar a aten­ção pa­ra os «no­vos bol­sei­ros do con­cur­so da FCT de 2008», que não têm ob­ti­do qual­quer ti­po de res­pos­ta ofi­ci­al so­bre as ra­zões do atra­so e so­bre o iní­cio do pagamento.

 

André Levy su­bli­nhou no en­tan­to que «as ra­zões são as que me­nos im­por­tam, o que (os bol­sei­ros) mais ne­ces­si­tam sa­ber é quan­do co­me­çam a receber».

 

Falta de ver­bas e atra­sos bu­ro­crá­ti­cos são jus­ti­fi­ca­ções que a ABIC não acei­ta, re­fe­rin­do que, se hou­ve con­cur­so, te­ri­am de exis­tir va­lo­res ad­ju­di­ca­dos e que pas­sou tem­po su­fi­ci­en­te pa­ra se­rem re­sol­vi­das ques­tões processuais.

 

Citando ain­da a bol­sei­ra do Porto, o di­ri­gen­te da as­so­ci­a­ção re­fe­riu que, mes­mo sa­ben­do que re­ce­be­rá re­tro­ac­ti­vos, «is­so não lhe dá res­pos­ta às ne­ces­si­da­des que tem no momento».

 

A ABIC to­mou co­nhe­ci­men­to dos ca­sos das bol­sas em atra­so por con­tac­tos di­rec­tos e por par­ti­ci­pa­ções no seu fórum.

Levy ad­mi­tiu exis­ti­rem ou­tras si­tu­a­ções, no­me­a­da­men­te, de bol­sei­ros no estrangeiro.

 

André Levy lem­brou ain­da que no ca­so dos bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to ti­ve­ram de avan­çar «al­guns mi­lha­res de eu­ros» pa­ra pa­gar propinas.

 

O mes­mo di­ri­gen­te re­fe­riu que a FCT atri­bui so­bre­tu­do bol­sas de dou­to­ra­men­to, que quan­do pa­gam tra­ba­lho exer­ci­do em Portugal têm um va­lor men­sal de cer­ca de 980 euros.