Bolseiros fazem petição para reclamar direitos

Bolseiros fazem petição para reclamar direitos

In Portugal Diário, 2 de Julho 2007

Investigadores re­cor­rem a si­te, pois mui­tos não be­ne­fi­ci­am da se­gu­ran­ça social

A Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) or­ga­ni­zou uma pe­ti­ção on­li­ne con­tra a con­tra­ta­ção tem­po­rá­ria de bol­sei­ros pa­ra pres­ta­ção de ser­vi­ços, os quais são exer­ci­dos sem di­rei­tos nem ga­ran­ti­as de vín­cu­lo la­bo­ral, se­gun­do a co­mu­ni­da­de científica. 

De acor­do com o ac­tu­al Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), vá­ri­os téc­ni­cos, as­sis­ten­tes ad­mi­nis­tra­ti­vos e in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos são re­cru­ta­dos por uni­da­des de in­ves­ti­ga­ção, «sem te­rem pers­pec­ti­va de al­gu­ma vez vi­rem a ob­ter um vín­cu­lo ju­rí­di­co-la­bo­ral que lhes as­se­gu­re um con­jun­to de di­rei­tos so­ci­ais ele­men­ta­res», enun­cia o documento. 

Faltam con­tra­tos de tra­ba­lho e se­gu­ran­ça so­ci­al

Tiago Silva, bol­sei­ro e mem­bro da ABIC há um ano, ar­gu­men­ta «que­re­mos con­tra­tos de tra­ba­lho, se­gu­ran­ça so­ci­al efec­ti­va que nos per­mi­ta usu­fruir de sub­sí­di­os de do­en­ça, de fé­ri­as, de de­sem­pre­go… no fun­do, rei­vin­di­ca­mos di­rei­tos», ex­pli­cou ao PortugalDiário.

A uti­li­za­ção «abu­si­va» do es­ta­tu­to de bol­sei­ro pa­ra pre­en­cher la­cu­nas nos qua­dros de pes­so­al das ins­ti­tui­ções e sa­tis­fa­zer ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes dá azo a re­la­ções de tra­ba­lho su­bor­di­na­do, de acor­do com os in­ves­ti­ga­do­res bolseiros. 

O fac­to de ao abri­go do ac­tu­al es­ta­tu­to não se­rem efec­tu­a­dos con­tra­tos de tra­ba­lho nas Instituições faz com que gran­de dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos se­ja pa­ga atra­vés de re­ci­bos verdes. 

Recibos ver­des de­nun­ci­am la­cu­nas

O FERVE (Fartos/​as d‘Estes Recibos Verdes), gru­po que de­nun­cia si­tu­a­ções de uso abu­si­vo de re­ci­bos ver­des, mos­trou-se so­li­dá­rio com a ini­ci­a­ti­va. «Como gru­po ten­ta­mos an­ga­ri­ar apoio pa­ra es­ta pro­pos­ta», su­bli­nhou ao PDiário a res­pon­sá­vel do FERVE, Cristina Andrade. 

O abai­xo-as­si­na­do vai con­ti­nu­ar on­li­ne e con­ta já com mais de 2700 as­si­na­tu­ras. O do­cu­men­to vai ser en­tre­gue ao Ministério da Ciência e aos Grupos Parlamentares com vis­ta à cri­a­ção de um no­vo Estatuto de Bolseiros que «con­fi­ra os di­rei­tos ne­ces­sá­ri­os à ac­ti­vi­da­de la­bo­ral e nos re­co­nhe­ça co­mo tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos», con­cluiu Tiago silva. 

O ano pas­sa­do, a ABIC já ti­nha or­ga­ni­za­do um abai­xo-as­si­na­do no qual pre­ten­dia al­te­ra­ções bá­si­cas no tra­ba­lho ci­en­ti­fi­co dos bol­sei­ros. De acor­do com Tiago Silva, o Ministério da Ciência e Ensino Superior pro­me­teu mu­dar a le­gis­la­ção, mas os bol­sei­ros con­ti­nu­am à espera.