Bolseiros de investigação científica voltam aos protestos

Bolseiros de investigação científica voltam aos protestos

In Jornalismo e Ciências da Comunicação Porto, 17 de Julho 2007

Acusam o mi­nis­té­rio de Mariano Gago de fal­ta de trans­pa­rên­cia e diá­lo­go na re­vi­são do Estatuto do Bolseiro. Manifestação tam­bém no Porto.

Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca vol­tam es­ta quar­ta-fei­ra aos pro­tes­tos con­tra a sua si­tu­a­ção pre­cá­ria. A ma­ni­fes­ta­ção, mar­ca­da pa­ra a tar­de em fren­te ao Ministério da Ciência, em Lisboa, tem co­mo al­vos a tu­te­la e a Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia, acu­sa­dos pe­la Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) de fal­ta de trans­pa­rên­cia e diá­lo­go na re­vi­são do Estatuto do Bolseiro de Investigação.

Os ma­ni­fes­tan­tes que­rem en­tre­gar em mão aos res­pon­sá­veis do mi­nis­té­rio a pro­pos­ta de al­te­ra­ção do es­ta­tu­to dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção (PAEBI) [PDF], já que não ob­ti­ve­ram res­pos­ta aquan­do do en­vio à tu­te­la do do­cu­men­to em Março. 

“Gostaríamos de abrir por­tas ao diá­lo­go”, diz ao JPN o pre­si­den­te da ABIC, André Levy. A as­so­ci­a­ção con­si­de­ra que os 10 mil bol­sei­ros são a ba­se do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co por­tu­guês. Um mu­ral de pa­no com de­mons­tra­ções do tra­ba­lho re­a­li­za­do pe­los bol­sei­ros, in­cluin­do ar­ti­gos ci­e­ní­fi­cos, vai vin­car o le­ma da PAEBI: “Produzimos tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co, so­mos tra­ba­lha­do­res, que­re­mos con­tra­tos de trabalho”.

A ABIC quer ga­ran­tir a “dig­ni­fi­ca­ção” das con­di­ções de tra­ba­lho, que a as­so­ci­a­ção diz pas­sar pe­lo es­ta­be­le­ci­men­to de con­tra­tos de tra­ba­lho e pe­lo aces­so ao re­gi­me ge­ral de Segurança Social (e não o se­gu­ro so­ci­al vo­lun­tá­rio, in­tro­du­zi­do em 1999 no Estatuto do Bolseiro).

A PAEBI pre­vê dois re­gi­mes: um de con­tra­tos de tra­ba­lho a ter­mo cer­to pa­ra in­ves­ti­ga­do­res com mais de qua­tro anos de car­rei­ra e a cri­a­ção do Estatuto dos Investigadores em Formação (pe­río­do in­fe­ri­or a qua­tro anos), mais res­tri­to que o ac­tu­al Estatuto do Bolseiro de Investigação.

Também quar­ta-fei­ra, mas de ma­nhã, o nú­cleo do Porto da ABIC or­ga­ni­za uma ac­ção de lu­ta na Praça Gomes Teixeira, jun­to à rei­to­ria da Universidade do Porto. É a pri­mei­ra ini­ci­a­ti­va de rua do nú­cleo cri­a­do em Maio.