Bolseiros criticam limite orçamental

Bolseiros cri­ti­cam li­mi­te orçamental

 In Jornal de Notícias, 17 de Julho 2004

    Financiamentos limitados

    A Associação que re­pre­sen­ta os in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros (ABIC) la­men­tou, on­tem, que o con­cur­so pa­ra pro­jec­tos ci­en­tí­fi­cos aber­to pe­la tu­te­la im­po­nha um li­mi­te má­xi­mo ao or­ça­men­to pa­ra re­cur­sos hu­ma­nos que con­si­de­ra in­su­fi­ci­en­te pa­ra atri­buir bolsas.

    O con­cur­so pa­ra pro­jec­tos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), em to­dos os do­mí­ni­os ci­en­tí­fi­cos, é ge­ri­do pe­la Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT), or­ga­nis­mo de­pen­den­te da tutela.

    Em co­mu­ni­ca­do, a ABIC “la­men­ta o li­mi­te má­xi­mo (de 25 mil eu­ros) im­pos­to pe­lo re­gu­la­men­to ao or­ça­men­to pa­ra Recursos Humanos”, lem­bran­do ain­da que o con­cur­so es­te­ve sem abrir du­ran­te dois anos. A as­so­ci­a­ção clas­si­fi­ca a me­di­da de “iné­di­ta e sem pa­ra­le­lo em anos an­te­ri­o­res”, in­di­can­do que “não per­mi­te se­quer a atri­bui­ção de uma bol­sa de in­ves­ti­ga­ção ou de uma bol­sa de téc­ni­co de in­ves­ti­ga­ção du­ran­te o pe­río­do to­tal de du­ra­ção do pro­jec­to, três anos”.

    Os re­pre­sen­tan­tes dos in­ves­ti­ga­do­res que usu­fru­em de bol­sa pa­ra pro­jec­tos ci­en­tí­fi­cos, mais de se­te mil em Portugal, la­men­tam ain­da “não es­tar pre­vis­ta a con­tra­ta­ção – com con­tra­tos de tra­ba­lho – de in­ves­ti­ga­do­res pa­ra a re­a­li­za­ção do pla­no de tra­ba­lho do pro­jec­to”. Dessa for­ma, ques­ti­o­nam a “vi­a­bi­li­da­de de con­cre­ti­za­ção dos pro­jec­tos” e a “se­ri­e­da­de da anun­ci­a­da in­ten­ção de pro­mo­ção do em­pre­go científico”.

    A ABIC aler­ta ain­da pa­ra o fac­to de o for­mu­lá­rio da can­di­da­tu­ra (ru­bri­ca Recursos Humanos) não pre­ver “o pa­ga­men­to de Seguro Social Voluntário que, nos ter­mos da lei, é da res­pon­sa­bi­li­da­de da en­ti­da­de financiadora”.