Bolseiros contentes com aposta do Governo em Ciência e Educação

Bolseiros con­ten­tes com apos­ta do Governo em Ciência e Educação

In TSF, 25 de Agosto 2008


O pre­si­den­te da Associação de Bolseiros de Investigação Científica es­tá con­ten­te com a apos­ta do Governo na Ciência e Educação pa­ra o Orçamento de 2009. Contudo, André Levy lem­brou a ne­ces­si­da­de de dar con­di­ções de tra­ba­lho aos in­ves­ti­ga­o­res científicos.

O pre­si­den­te da Associação de Bolseiros de Investigação Científica con­gra­tu­lou-se com a no­tí­cia que de que no Governo pre­ten­de apos­tar da Ciência e Educação no Orçamento de Estado pa­ra 2009. 

Em de­cla­ra­ções à TSF, André Levy ex­pli­cou que Portugal con­ti­nua a pre­ci­sar de «in­ves­ti­men­to co­ra­jo­so» nas áre­as da Ciência e Tecnologia, mas re­cor­dou que te­rá de fi­car à es­pe­ra pa­ra sa­ber mais de­ta­lhes so­bre es­ta apos­ta do Governo. 

André Levy con­si­de­rou ain­da que exis­te um dé­fi­ce de téc­ni­cos e as­sis­ten­tes de in­ves­ti­ga­ção con­tra­ta­dos nas uni­da­des de in­ves­ti­ga­ção em «con­di­ções dig­nas de tra­ba­lho que per­mi­tam uma con­ti­nui­da­de do tra­ba­lho de investigação». 

Sobre a ideia de se acres­cen­tar mais 500 dou­to­ra­dos ao sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co, o pre­si­den­te des­ta as­so­ci­a­ção de bol­sei­ros in­sis­tiu na «ne­ces­si­da­de de for­mar de dou­to­ra­dos, mas de­pois dar con­di­ções pa­ra que es­ses dou­to­ra­dos pos­sam trabalhar». 

André Levy con­si­de­rou ain­da ser ne­ces­sá­rio aca­bar com a ideia de que é di­fí­cil fa­zer car­rei­ra na in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em Portugal.