Bolseiros concentram-se junto ao Ministério

Bolseiros con­cen­tram-se jun­to ao Ministério 

In Ciência Hoje, 17 de Julho 2007

Manuel Heitor, se­cre­tá­rio de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, con­fir­mou à agên­cia Lusa ter pe­di­do à Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) pa­ra pa­ra en­tre­gar ao Painel Consultivo – or­ga­nis­mo na de­pen­dên­cia do Ministério que acom­pa­nha o de­sem­pe­nho de fun­ções dos bol­sei­ros – até ao fi­nal de Setembro,uma pro­pos­ta com os ter­mos de re­fe­rên­cia pa­ra a re­vi­são do seu es­ta­tu­to. Manuel Heitor re­fe­ria-se ao en­con­tro da pas­sa­da sex­ta-fei­ra no qual “foi ana­li­sa­do o tra­ba­lho do Painel Consultivo e acer­ta­do o seu ca­len­dá­rio pa­ra a re­vi­são do es­ta­tu­to de bol­sei­ro, as­sim co­mo es­tu­da­das vá­ri­as soluções”. 

Esta reu­nião foi o cul­mi­nar de uma sé­ria de ini­ci­a­ti­vas da ABIC que con­tes­ta a pre­ca­ri­da­de de tra­ba­lho dos bol­sei­ros. André Levy, pre­si­den­te da Associação, sa­li­en­ta : «Esta pre­ca­ri­e­da­de não só faz com que os bol­sei­ros fi­quem de­sa­ni­ma­dos ou que os in­ves­ti­ga­do­res que vão pa­ra o es­tran­gei­ro pen­sem du­as ve­zes an­tes de vol­tar pa­ra Portugal co­mo tam­bém des­mo­ti­va os jo­vens em se­guir uma car­rei­ra com es­tas perspectivas». 

Segundo Levy há uma “se­gu­ran­ça so­ci­al mar­ca­da­men­te in­su­fi­ci­en­te e de­sa­jus­ta­da” e uma si­tu­a­ção de “abu­so da fi­gu­ra do bol­sei­ro pa­ra pre­en­cher la­cu­nas dos qua­dros de pes­so­al das ins­ti­tui­ções”, as­sim co­mo a fal­ta de con­tra­tos de trabalho. 

A ABIC re­sol­veu mar­car pa­ra ama­nhã uma con­cen­tra­ção jun­to ao Ministério du­ran­te a qual os bol­sei­ros que­rem en­tre­gar em mão aos res­pon­sá­veis uma pro­pos­ta de al­te­ra­ção do es­ta­tu­to dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção (PAEBI) e um abai­xo-as­si­na­do com mi­lha­res de as­si­na­tu­ras de apoio a es­ta pro­pos­ta. A con­cen­tra­ção vi­sa ain­da pe­dir à tu­te­la que po­nha fim à si­tu­a­ção pre­cá­ria a que es­tão su­jei­tos mi­lha­res de jo­vens in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos, com bol­sas de in­ves­ti­ga­ção, em Portugal.