Associação de Bolseiros vai hoje a votos pela primeira vez
In Público, 5 de Julho 2003
O Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa recebe hoje à tarde as primeiras eleições para os órgãos sociais da Associação de Bolseiros de Investigação Científica. O grupo, que nasceu no seio da plataforma de bolseiros, criada há dois anos, transformou-se em associação há cinco meses, para fortalecer a posição dos bolseiros dentro das instituições e lutar pelos seus direitos legais, que dizem estar muito ameaçados.
Entre várias reivindicações, os bolseiros, que são a força de trabalho principal em muitos laboratórios, exigem uma revisão dos seus estatutos, o direito à segurança social e a subsídio de desemprego e de férias, bolsas com valores iguais às dos técnicos dos quadros das instituições, com habilitações equiparadas e ainda renovação dos quadros das instituições, para que o mercado possa absorver os bolseiros e integrá-los no mercado de trabalho.
João Ferreira, biólogo, bolseiro de investigação científica, sócio número um da associação e candidato a presidente, reconhece que, passados quase dois anos de luta, pouco foi conseguido: “Está praticamente tudo na mesma. Todas as nossas reivindicações esperam uma resposta”, diz.
Já foram recebidos pelos vários grupos e comissões parlamentares e tiveram vários encontros com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entidade afecta ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior, que rege as bolsas e é responsável pelo actual estatuto dos bolseiros.
“Agora, o nosso principal objectivo é eleger uma direcção para a associação, para que a voz do nosso protesto seja fortalecida, e angariar mais sócios, através de reuniões em universidades e centros de investigação por todo o país. Logo que exista uma direcção eleita, delinearemos uma nova estratégia para o futuro”, acrescenta João Ferreira.