Alteracoes DL57/​2016


A Direção da ABIC pro­ce­deu à aná­li­se das di­fe­ren­tes pro­pos­tas dos gru­pos par­la­men­ta­res pa­ra a me­lho­ria do Decreto-Lei 57/​2016. Dessa aná­li­se, re­sul­ta es­te Documento de apoio as al­te­ra­ções fa­vo­rá­veis pa­ra os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos abran­gi­dos pe­lo de­cre­to-lei 57/​2016. Neste mo­men­to de dis­cus­são do DL, ape­la­mos à tua lei­tu­ra e, se con­cor­das com as al­te­ra­ções, en­via um mail aos gru­pos par­la­men­ta­res (gp_​ps@​ps.​parlamento.​pt, gp_​pp@​cds.​parlamento.​pt, PEV.​correio@​pev.​parlamento.​pt, gp_​pcp@​pcp.​parlamento.​pt, gp_​psd@​psd.​parlamento.​pt, gp_​be@​be.​parlamento.​pt, pan.​correio@​pan.​parlamento.​pt) com co­nhe­ci­men­to pa­ra a ABIC (geral@​abic-​online.​org), di­zen­do que as pro­pos­tas da ABIC con­tri­bu­em par­ci­al­men­te no com­ba­te à pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia no nos­so país. As al­te­ra­ções enu­me­ra­das per­mi­ti­ri­am eli­mi­nar a am­bi­gui­da­de na con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos, es­ti­mu­lar o tra­ba­lho ao equi­pa­rar os or­de­na­dos ao es­ca­lão ho­mó­lo­go da Carreira de Investigação, re­co­nhe­cer uma car­rei­ra di­fe­ren­ci­a­da pa­ra os atu­ais bol­sei­ros de ges­tão de ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, com­ba­ter a ins­ta­bi­li­da­de no tra­ba­lho ao não re­fe­rir a pos­si­bi­li­da­de de con­tra­tos a ter­mo in­cer­to e ain­da abre a pos­si­bi­li­da­de de in­gres­sar na car­rei­ra pro­fis­si­o­nal ao fim de 6 anos de tra­ba­lho continuados.

*****************

Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção cons­ti­tu­em uma par­te mui­to sig­ni­fi­ca­ti­va do sis­te­ma na­ci­o­nal de C&T. A sua mas­si­fi­ca­ção na ci­ên­cia por­tu­gue­sa é an­te­ri­or à apro­va­ção do atu­al Estatuto do Bolseiro de Investigação ci­en­tí­fi­ca em 2004. Esta lei veio con­so­li­dar a fi­gu­ra do bol­sei­ro, alas­trar a pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia e es­va­zi­ar de va­lor a pro­fis­são de in­ves­ti­ga­dor científico.

A evi­dên­cia da pre­ca­ri­za­ção das con­di­ções de tra­ba­lho na ci­ên­cia pe­la via da mas­si­fi­ca­ção das bol­sas, que sem­pre foi con­tes­ta­da, re­sul­tou nos úl­ti­mos tem­pos nu­ma ten­ta­ti­va de ali­vi­ar es­sa pres­são atra­vés da pu­bli­ca­ção do de­cre­to-lei 57/​2016 fo­ca­do no Regime de con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos. Assim, es­ta no­va lei ape­nas per­mi­te a con­tra­ta­ção de um sub­gru­po de tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, os dou­to­ra­dos, não sen­do to­dos eles abran­gi­dos no mo­men­to de vi­go­rar es­ta lei. Assim a pre­ca­ri­e­da­de per­sis­te, mes­mo pa­ra os no­vos con­tra­ta­dos, uma vez que a ins­ta­bi­li­da­de la­bo­ral, o bai­xo sa­lá­rio em re­la­ção ao tra­ba­lho al­ta­men­te qua­li­fi­ca­do pra­ti­ca­do ou a fal­ta de pers­pe­ti­va de car­rei­ra, não con­tri­bu­em pa­ra um bom de­sem­pe­nho no ime­di­a­to ou pa­ra a con­so­li­da­ção de li­nhas de in­ves­ti­ga­ção a mé­dio e lon­go pra­zo. O de­cre­to-lei vem cri­ar um es­pé­cie de car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção pa­ra­le­la acen­tu­an­do a con­so­li­da­ção a des­va­lo­ri­za­ção pro­fis­si­o­nal e so­ci­al dos in­ves­ti­ga­do­res científicos.

Recentemente sur­giu a opor­tu­ni­da­de de mo­di­fi­car o de­cre­to-lei 57/​2016 após a dis­cus­são das su­as li­mi­ta­ções e ví­ci­os em ple­ná­rio da AR. Existe pois a opor­tu­ni­da­de re­al de al­te­rar aque­les ar­ti­gos que li­mi­tam os in­ves­ti­ga­do­res ci­en­tí­fi­cos in­se­ri­dos nes­te re­gi­me na sua ple­ni­tu­de cri­a­ti­va. Os dis­tin­tos gru­pos par­la­men­ta­res apre­sen­ta­ram pro­pos­tas de al­te­ra­ção à lei, as quais fo­ram con­si­de­ra­das pe­la ABIC. Com o ob­je­ti­vo de apoi­ar, e se pos­sí­vel, me­lho­rar as al­te­ra­ções pro­pos­tas, nes­te do­cu­men­to re­co­lhem-se as pro­pos­tas que se con­si­de­ram mais be­né­fi­cas ou do in­te­res­se dos in­ves­ti­ga­do­res con­tra­ta­dos no âm­bi­to do de­cre­to-lei 57/​2016.

Em con­sequên­cia, ape­la­mos aos se­nho­res de­pu­ta­dos e de­pu­ta­das que em se­de de es­pe­ci­a­li­da­de con­si­de­rem mo­di­fi­car o de­cre­to-lei 57/​2016, to­man­do em con­si­de­ra­ção as se­guin­tes pro­pos­tas de al­te­ra­ção, ba­se­a­das fun­da­men­tal­men­te nas já enun­ci­a­das pe­los gru­pos parlamentares:

Propostas de Alteração apoi­a­das pe­la ABIC

Artigo 5.º

Critérios de seleção

5- O pro­ces­so de ava­li­a­ção po­de in­cluir uma en­tre­vis­ta dos can­di­da­tos, ou de uma par­te dos can­di­da­tos a se­le­ci­o­nar pe­lo jú­ri, des­ti­nan­do-se ex­clu­si­va­men­te à cla­ri­fi­ca­ção de as­pe­tos re­la­ci­o­na­dos com os re­sul­ta­dos da sua investigação.

Artigo 6.º

Modalidades de contratação

1- […]:

a) Contrato de tra­ba­lho em fun­ções pú­bli­cas a ter­mo re­so­lu­ti­vo cer­to, nos ter­mos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP) apro­va­da em ane­xo à Lei n.º 35/​2014, de 20 de ju­nho, e al­te­ra­da pe­las Leis n.ºs 82-B/2014, de 31 de de­zem­bro, 84/​2015, de 7 de agos­to, e 18/​2016, de 20 de ju­nho, no ca­so de con­tra­tos a ce­le­brar por en­ti­da­des su­jei­tas ao re­gi­me de di­rei­to pú­bli­co e no ca­so das en­ti­da­des de na­tu­re­za fun­da­ci­o­nal pre­vis­tas no ar­ti­go 129.º da Lei n.º 62/​2007, de 10 de setembro.

b) Contrato a ter­mo cer­to, nos ter­mos do Código do Trabalho, no ca­so de con­tra­tos a ce­le­brar por en­ti­da­des ex­clu­si­va­men­te abran­gi­das pe­lo re­gi­me de di­rei­to privado.

2- Os con­tra­tos re­fe­ri­dos, a que alu­de o nú­me­ro an­te­ri­or, são ce­le­bra­dos pe­lo pra­zo de três anos, au­to­ma­ti­ca­men­te re­no­vá­veis por pe­río­dos de um ano até à du­ra­ção má­xi­ma de seis anos, sal­vo se, e sem pre­juí­zo de ou­tras cau­sas de ces­sa­ção ou ex­tin­ção le­gal­men­te pre­vis­tas, o ór­gão ci­en­tí­fi­co da ins­ti­tui­ção con­tra­tan­te pro­pu­ser a sua ces­sa­ção com fun­da­men­to em ava­li­a­ção des­fa­vo­rá­vel do tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do pe­lo dou­to­ra­do, re­a­li­za­da nos ter­mos do re­gu­la­men­to em vi­gor na ins­ti­tui­ção con­tra­tan­te, a qual de­ve ser co­mu­ni­ca­da ao in­te­res­sa­do até 90 di­as an­tes do ter­mo do contrato.

3- Os con­tra­tos de tra­ba­lho a que alu­de a alí­nea b) do n.º 1 são ce­le­bra­dos pe­lo pra­zo má­xi­mo de seis anos.

4- […]

5- […]

6- No fi­nal dos pra­zos pre­vis­tos no n.º 2 e 3, os dou­to­ra­dos são in­te­gra­dos na Carreira de Investigação Científica, na res­pec­ti­va ca­te­go­ria pre­vis­ta no Estatuto da Carreira de Investigação Científica, apro­va­do pe­lo Decreto-Lei n.º 124/​99, de 20 de abril, al­te­ra­do pe­la Lei n.º 57/​97, de 14 de se­tem­bro e pe­lo Decreto-Lei n.º 373/​99, de 18 de se­tem­bro, com ex­ce­ção dos dou­to­ra­dos que re­a­li­zam tra­ba­lhos de Gestão em Ciência e Tecnologia. Estes úl­ti­mos fi­cam in­te­gra­dos nos qua­dros de pes­so­al do seu cen­tro de tra­ba­lho no fi­nal dos pra­zos pre­vis­tos no n.º 2 e 3 es­tan­do su­jei­tos à pro­gres­são pro­fis­si­o­nal no âm­bi­to da car­rei­ra da Função Pública ou nu­ma car­rei­ra es­pe­cí­fi­ca em que pos­te­ri­or­men­te se enquadrem.

7- A in­te­gra­ção na car­rei­ra po­de acon­te­cer, even­tu­al­men­te, an­tes da fi­na­li­za­ção do pe­río­do de con­tra­ta­ção de 6 anos.

Artigo 7.º

Regime de exer­cí­ci­os de funções

2- Entende-se por re­gi­me in­te­gral e re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va o pre­vis­to nos ar­ti­gos 52.º e 53.º do Estatuto da Carreira de Investigação Científica, apro­va­do pe­lo Decreto-Lei n.º 124/​99, de 20 de abril, al­te­ra­do pe­la Lei n.º 57/​97, de 14 de se­tem­bro e pe­lo Decreto-Lei n.º 373/​99, de 18 de Setembro.

3- Revogado.

Artigo 8.º

Deveres da ins­ti­tui­ção contratante

g) Cumprir os de­mais de­ve­res de­cor­ren­tes da le­gis­la­ção e re­gu­la­men­tos apli­cá­veis, co­mo o di­rei­to a in­te­grar os ór­gãos de ges­tão e ci­en­tí­fi­cos das ins­ti­tui­ções, bem co­mo do res­pe­ti­vo contrato.

Artigo 10.º

Recrutamento

O re­cru­ta­men­to de dou­to­ra­dos re­a­li­za­dos por ins­ti­tui­ções pú­bli­cas ao abri­go do pre­sen­te de­cre­to-lei é efe­tu­a­do me­di­an­te pro­ce­di­men­to con­cur­sal de se­le­ção in­ter­na­ci­o­nal, ao abri­go do dis­pos­to no n.º 6 do ar­ti­go 30.º da LTFP.

Artigo 15.º

Níveis re­mu­ne­ra­tó­ri­os

1- Os con­tra­tos ce­le­bra­dos ao abri­go do pre­sen­te de­cre­to-lei cor­res­pon­dem aos ní­veis re­mu­ne­ra­tó­ri­os pre­vis­tos pa­ra as ca­te­go­ri­as pre­vis­tas nos ar­ti­gos 10.º, 11.º e 12.º no Estatuto da Carreira de Investigação Científica, apro­va­do pe­lo Decreto-Lei n.º 124/​99, de 20 de abril, al­te­ra­do pe­la Lei n.º 158/​99, de 14 de se­tem­bro e pe­lo Decreto-Lei n.º 373/​99, de 18 de Setembro.

2- Revogado.

3-O ní­vel re­mu­ne­ra­tó­rio é re­vis­to, no sen­ti­do de um in­cre­men­to po­si­ti­vo, no mo­men­to da re­no­va­ção do con­tra­to, ten­do em con­si­de­ra­ção o tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do no de­cur­so do contrato.

4- Revogado.

5- Os dou­to­ra­dos que op­tem pe­lo re­gi­me de tem­po in­te­gral, nos ter­mos do ar­ti­go 7.º, au­fe­rem o mon­tan­te de acor­do com o pre­vis­to no Estatuto da Carreira de Investigação Científica, apro­va­do pe­lo Decreto-Lei n.º 124/​99, de 20 de abril, al­te­ra­do pe­la Lei n.º 158/​99, de 14 de se­tem­bro e pe­lo Decreto-Lei n.º 373/​99, de 18 de Setembro.

7- Revogado.

Artigo 18.º

Regime de con­tra­ta­ção por ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­cas de re­gi­me fundacional

Revogado.

Artigo 19.º

Regime de con­tra­ta­ção por en­ti­da­des privadas

2- A con­tra­ta­ção a que se re­fe­re o nú­me­ro an­te­ri­or re­a­li­za-se atra­vés do con­tra­to de tra­ba­lho a ter­mo cer­to, nos ter­mos do Código de Trabalho.

3- O ní­vel re­mu­ne­ra­tó­rio apli­cá­vel é re­vis­to, no sen­ti­do de um in­cre­men­to po­si­ti­vo, após o de­cur­so de três anos de um con­tra­to de tra­ba­lho a ter­mo cer­to, ten­do em con­si­de­ra­ção o tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do no de­cur­so do contrato.

Artigo 23.º

Norma tran­si­tó­ria

1- As ins­ti­tui­ções pro­ce­dem, até ao fi­nal de 2017, à aber­tu­ra de pro­ce­di­men­tos con­cur­sais pa­ra a con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos, ao abri­go do pre­sen­te re­gi­me, pa­ra o de­sem­pe­nho das fun­ções re­a­li­za­das por bol­sei­ros dou­to­ra­dos que ce­le­bra­ram con­tra­tos de bol­sa na sequên­cia de con­cur­so aber­to ao abri­go do Estatuto do Bolseiro de Investigação, apro­va­do pe­la Lei n.º 40/​2004, de 18 de agos­to, al­te­ra­da pe­la Lei n.º 12/​2013, de 29 de ja­nei­ro, e pe­lo Decreto-Lei n.º 89/​2013, de 9 de ju­lho e que de­sem­pe­nham fun­ções em ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, ou es­te­jam a ser fi­nan­ci­a­dos por fun­dos públicos.

2- As ins­ti­tui­ções pú­bli­cas ou fi­nan­ci­a­das por fun­dos pú­bli­cos que con­tem há mais de 3 anos, se­gui­dos, ou in­ter­po­la­dos, à da­ta de en­tra­da em vi­gor da pre­sen­te lei, com a co­la­bo­ra­ção de in­ves­ti­ga­do­res não bol­sei­ros, de­vem re­a­li­zar pro­ce­di­men­tos con­cur­sais pa­ra a con­tra­ta­ção des­tes in­ves­ti­ga­do­res até ao fi­nal do ano de 2017, ao abri­go do Estatuto de Carreira de Investigação Científica.

3- Os pro­ce­di­men­tos con­cur­sais re­fe­ri­dos nos nú­me­ros an­te­ri­o­res são re­a­li­za­dos pe­las ins­ti­tui­ções em que os in­ves­ti­ga­do­res pres­tam funções.

4- A re­mu­ne­ra­ção a atri­buir no âm­bi­to das con­tra­ta­ções pre­vis­tas no pre­sen­te ar­ti­go cor­res­pon­de aos ní­veis re­mu­ne­ra­tó­ri­os apli­ca­dos às ca­te­go­ri­as pre­vis­tas nos ar­ti­gos 10.º, 11.º e 12.º no Estatuto da Carreira de Investigação Científica, apro­va­do pe­lo Decreto- Lei n.º 124/​99, de 20 de abril, al­te­ra­do pe­la Lei n.º 158/​99, de 14 de se­tem­bro e pe­lo Decreto-Lei n.º 373/​99, de 18 de Setembro.

5- Nos ca­sos em que a re­mu­ne­ra­ção men­sal se­ja in­fe­ri­or ao va­lor men­sal da bol­sa an­te­ri­or­men­te au­fe­ri­da pe­lo bol­sei­ro dou­to­ra­do, a re­mu­ne­ra­ção a au­fe­rir se­rá equi­va­len­te ao va­lor men­sal da bol­sa an­te­ri­or­men­te au­fe­ri­da, não sen­do per­mi­ti­da a per­da de ren­di­men­tos men­sais por par­te do bol­sei­ro dou­to­ra­do.

6- Nos ter­mos e pa­ra os efei­tos do dis­pos­to no n.º 1, sem­pre que o con­tra­ta­do se­ja bol­sei­ro dou­to­ra­do fi­nan­ci­a­do di­re­ta­men­te pe­la FCT, I.P., os en­car­gos re­sul­tan­tes da res­pe­ti­va con­tra­ta­ção são su­por­ta­dos por es­ta, atra­vés de con­tra­to a re­a­li­zar com a ins­ti­tui­ção on­de o bol­sei­ro pres­ta fun­ções, a qual a as­su­me a po­si­ção de ins­ti­tui­ção con­tra­tan­te ao abri­go do pre­sen­te decreto-lei.

7- Os en­car­gos pre­vis­tos no nú­me­ro an­te­ri­or são su­por­ta­dos pe­la FCT, I.P. até ao fim da vi­gên­cia do con­tra­to, in­cluin­do renovações.

8- O pre­vis­to no nú­me­ro 6 do ar­ti­go 6.º é apli­ca­do aos bol­sei­ros dou­to­ra­dos abran­gi­dos por es­te artigo.

**********fim das pro­pos­tas de alteração***********

Com as pro­pos­tas enun­ci­a­das, con­si­de­ra­mos que se po­de con­tri­buir par­ci­al­men­te no com­ba­te à pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia no nos­so país. Deste mo­do, as al­te­ra­ções enu­me­ra­das per­mi­ti­ri­am eli­mi­nar a am­bi­gui­da­de na con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos, es­ti­mu­lar o tra­ba­lho ao equi­pa­rar os or­de­na­dos ao es­ca­lão ho­mó­lo­go da Carreira de Investigação, re­co­nhe­cer uma car­rei­ra di­fe­ren­ci­a­da pa­ra os atu­ais bol­sei­ros de ges­tão de ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, com­ba­ter a ins­ta­bi­li­da­de no tra­ba­lho ao não re­fe­rir a pos­si­bi­li­da­de de con­tra­tos a ter­mo in­cer­to e ain­da abre a pos­si­bi­li­da­de de in­gres­sar na car­rei­ra pro­fis­si­o­nal ao fim de 6 anos de tra­ba­lho continuados.

Por to­do o ex­pos­to, con­fi­a­mos às se­nho­ras de­pu­ta­das e aos se­nho­res de­pu­ta­dos a ta­re­fa de con­se­gui­rem al­te­rar o de­cre­to-lei 57/​2016 a fa­vor dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos por ele abran­gi­dos, sig­ni­fi­can­do, cer­ta­men­te, um avan­ço pa­ra a sus­ten­ta­bi­li­da­de e con­so­li­da­ção do sis­te­ma na­ci­o­nal de C&T.