ABIC desconhecia reunião dos 27 que hoje discute em Lisboa recursos humanos em ciência

Associação de bol­sei­ros des­co­nhe­cia reu­nião dos 27 que ho­je dis­cu­te em Lisboa re­cur­sos hu­ma­nos em ci­ên­cia

In Público, 20 de Julho de 2007

A Associação de Bolseiros de Investigação ci­en­tí­fi­ca, ABIC, que na quar­ta-fei­ra or­ga­ni­zou um pro­tes­to con­tra a fal­ta de diá­lo­go com o Ministério da Ciência e que ape­la à al­te­ra­ção do es­ta­tu­to de bol­sei­ro vi­gen­te, des­co­nhe­cia a re­a­li­za­ção, ho­je em Lisboa de uma reu­nião dos 27, no âm­bi­to da pre­si­dên­cia da UE, pre­ci­sa­men­te so­bre os re­cur­sos hu­ma­nos em ciência.

André Levy, pre­si­den­te da ABIC, re­co­nhe­ceu, em con­ver­sa com o PUBLICO​.PT, que o fac­to de não ter si­do de­li­ne­a­da uma es­tra­té­gia dos bol­sei­ros pa­ra apre­sen­tar no âm­bi­to des­ta reu­nião foi “uma opor­tu­ni­da­de per­di­da”. mas que tu­do se de­ve ao fac­to de des­co­nhe­ce­rem que se iria re­a­li­zar o en­con­tro. “Faz par­te de uma cer­ta au­sên­cia de diá­lo­go en­tre a as­so­ci­a­ção e o mi­nis­tro que se tem vin­do a agra­var. Já pe­di­mos o re­to­mar des­se diá­lo­go”, re­fe­riu o di­ri­gen­te, lem­bran­do que na quar­ta-fei­ra fo­ram re­ce­bi­dos ape­nas pe­lo che­fe-de-ga­bi­ne­te de Mariano Gago, a quem apre­sen­ta­ram uma pro­pos­ta de al­te­ra­ção do es­ta­tu­to do bolseiro.

Os 27 mi­nis­tros da UE es­tão ho­je reu­ni­dos em Lisboa, no âm­bi­to da pre­si­dên­cia da união, pa­ra de­ba­ter pre­ci­sa­men­te co­mo evi­tar a cha­ma­da “fu­ga de cé­re­bros”, au­men­tan­do a ca­pa­ci­da­de de atrair e man­ter in­ves­ti­ga­do­res no país. Em ci­ma da me­sa es­ta­rão ain­da em dis­cus­são a cri­a­ção de con­di­ções atrac­ti­vas no mer­ca­do la­bo­ral, a eli­mi­na­ção dos obs­tá­cu­los re­gu­la­men­ta­res à mo­bi­li­da­de na UE e a pro­mo­ção da fle­xi­bi­li­da­de na pros­se­cu­ção de carreiras. 

Lembrar pro­mes­sas de Lisboa

A reu­nião ser­ve ain­da pa­ra lem­brar os com­pro­mis­sos da Cimeira de Lisboa, de 2002, em que fi­cou de­fi­ni­do que a UE te­ria de al­can­çar um in­ves­ti­men­to em ID equi­va­len­te a 3 por cen­to do PIB do país até 2010.

“É po­si­ti­vo lem­brar as pro­mes­sas da Cimeira de Lisboa mas fal­tam ini­ci­a­ti­vas pa­ra im­ple­men­tar as me­di­das con­cre­tas”, diz André Levy que fri­sa que Portugal tam­bém não es­tá a cum­prir as di­rec­ti­vas pro­pos­tas pe­la Carta Europeia dos Investigadores e a car­ta de con­du­ta su­ge­ri­da por es­se do­cu­men­to cri­a­do em 2004. 

Apesar de tu­do, da­dos do Eurostat de­nun­ci­am que ain­da há um dé­fi­ce de nú­me­ro de in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos que in­di­cam pa­ra por­tu­gal 17 500 téc­ni­cos de in­ves­ti­ga­ção e 10 mil in­ves­ti­ga­do­res a me­nos que a mé­dia da UE.

“Há uma cer­ta in­sis­tên­cia em au­men­tar o nú­me­ro de Bolseiros”, diz André Levy so­bre aque­la que pa­re­ce ser a in­ten­ção do Governo tra­du­zi­da no re­cen­te anún­cio de José Mariano Gago pa­ra um con­cur­so de in­te­gra­ção de mil dou­to­ra­dos em ins­ti­tui­ções no âm­bi­to da ini­ci­a­ti­va “Compromisso pa­ra a Ciência”. Segundo nú­me­ros avan­ça­dos pe­la agên­cia Lusa, o nú­me­ro de tra­ba­lha­do­res ac­ti­vos em I&D au­men­tou qua­tro por cen­to des­de 2002 e em 2006 o nú­me­ro de bol­sas de pós-dou­to­ra­men­to duplicou.

André Levy, pa­ra quem es­tes nú­me­ros re­cen­tes, aos quais ain­da não te­ve aces­so, pa­re­ce­rem “um pou­co exa­ge­ra­dos”, aler­ta pa­ra o fac­to de, nes­te con­tex­to da po­pu­la­ção ac­ti­va a tra­ba­lhar em I&D, ser im­por­tan­te apu­rar a per­cen­ta­gem de bol­sei­ros que in­te­gram es­sa re­a­li­da­de e que es­tão in­clui­dos no qua­dro ne­gro do em­pre­go pre­cá­rio. O apu­ra­men­to des­se nú­me­ro, uma exi­gên­cia há mui­to re­cla­ma­da pe­la ABIC, con­ti­nua por fa­zer. “Mas acre­di­ta­mos que re­pre­sen­tam uma lar­ga mai­o­ria”. Segundo a ABIC exis­ti­rão em Portugal 3 mil a 4 mil bol­sei­ros á es­pe­ra de se­rem in­te­gra­dos nos qua­dros das ins­ti­tui­ções em que trabalham.