Logo
SITE DE INQUÉRITOS AOS BOLSEIROS E JOVENS INVESTIGADORES
 Current page : INÍCIO      FAQS

FAQ do Inquérito Nacional aos Jovens Investigadores (terminado a 15 de Dezembro 2006)

 
Quem realizou o inquérito ?

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica, no seguimento de vários inquéritos regionais realizados pelos seus núcleos, deliberou em Assembleia Geral a realização de um novo inquérito de âmbito mais alargado.

Qual foi a finalidade desse inquérito (actualizado 20 Nov.)?

O objectivo desse inquérito era aferir as condições de trabalho e formação das pessoas nos Centros de Investigação, determinar o seu grau de satisfação, auscultar as suas sugestões e preocupações, entre outras questões. Para consultar a lista com todas as questões, clique aqui.

A quem se destinou ?

A ABIC pretendeu com este inquérito recensear as pessoas que trabalham nos Centros de Investigação das Universidades e Institutos como bolseiros ou que desempenham funções em projectos de Investigação e Desenvolvimento mas apresentam outro tipo de contrato (recibos verdes ou mesmo situações não declaradas).

Qual o grau de confidencialidade que teve nas respostas ?

Os dados obtidos através desse inquérito foram apenas visualizados pelos membros da ABIC e serão divulgados após o seu tratamento, com a garantia do anonimato das respostas. De forma a assegurar a fiabilidade e validade do inquérito foi necessário a disponibilização um endereço electrónico válido, onde se recebeu uma cópia das respostas. A ABIC não divulgará a morada electrónica nem utilizará os endereços obtidos através do inquérito para mailing da Associação.

Não sou tecnicamente bolseiro. Como devia responder a perguntas referentes a bolsas (actualizado 20 Nov.)?

Deveria considerar como equivalente a actividade de investigação remunerada, por exemplo, na questão 9 - Há quantos anos é bolseira(o)? - deveria responder os anos que realizou actividade de investigação remunerada. Na questão 10 - Tipo de bolsa - deveria responder "prestação de serviços" ou "outro", especificando o tipo de remuneração* no espaço respectivo.

Na questão 8 - formação académica - não encontrava resposta que se aplique à sua situação (actualizado 20 Nov.) que fazer?

Com efeito, por lapso, falhou uma resposta aberta para casos diferentes dos listados. Pedimos que respondesse licenciatura e enviasse um e-mail para inquerito@bolseiros.org indicando o grau académico ou escolaridade.

 
Era enviado uma confirmação das respostas por e-mail?
Sim. Uma mensagem com as respostas era enviada para o correio electrónico.